Alice no País das Maravilhas ilustrado por Salvador Dalí — Rosa & Blue

Alice no País das Maravilhas ilustrado por Salvador Dalí

by fabi on 5 de novembro de 2014

in Fotos, Livros & Vídeos

01.FrontpieceVisitei recentemente a exposição de Salvador Dalí no prédio Tomie Ohtake aqui em São Paulo. Fiquei encantada com as ilustrações que Dalí fez do livro Alice nos País das Maravilhas. Achei interessante dividir as ilustrações com vocês e não bastando, pedi para meu pai uma visão “psicanalítica”sobre o trabalho de Dalí em relação aos sonhos e as ilustrações deste livro infantil. Segue abaixo o texto do Vó Beto!

Salvador Dali deu cor, forma e contorno aos sonhos. Ele pintou os sonhos e assim também quando ilustrou o livro dos sonhos de Alice no País das Maravilhas, dando cor e forma aos sonhos de todas as crianças e adultos. Com isso nos ensinou muito sobre os significados das imagens em nossos sonhos e através de seus desenhos podemos estimular nosso pensamento sonhando acordados sobre o que sonhamos quando estamos dormindo.

É verdade também que nós sonhamos em 3 dimensões. Nossos sonhos são como um teatro maluco acontecendo dentro de nossa mente. Dalí tentou encontrar soluções para representar esta tri-dimensionalidade do sonho como na montagem do Retrato Mae West.

Mas o que temos a destacar aqui é como ele fez um exercício de transformação entre imagens e palavras revelando um processo que está na essência de nosso crescimento mental e de nossa criatividade. Ao converter as palavras do livro da Alice em imagens do mundo fantástico da Alice, Dali faz um jogo invertido do exercício de aprendizagem das crianças: elas se esforçam desde pequenas para transformar em palavras o que elas sonham, pensam e vêem.

É poético pensar como um livro pode virar sonho na cabeça do diretor e se transformar em imagens de um filme. É poético ver como através das imagens-sonhos de Dali podemos reconverter essas imagens em palavras para dar novos sentidos ao que sonhamos. E poder sonhar bons sonhos é uma razão a mais para dar sentido à vida!02.Pela-Toca-do-Coelho 03.A-piscina-de-Lagrimas 04.-Coucus-Race-and-a-Long-Tale 05.The-Rabbit-Sends-in-a-Little-Bill 06.Advice-from-a-Caterpillar 07.-Pig-and-Pepper 08.Mad-Tea-Party 09.The-Queens-Croquet-Ground 10.The-Mock-Turtles-Story 11.-The-Lobsters-Quadrulle 12.-Who-Stole-the-Tarts 13.-Alices-Evidence1

A exposição vai até 11/1/2015. A entrada se dá através de senhas distribuídas de forma gratuíta e no máximo duas senhas por pessoas. As senhas tem validade apenas para o dia em que forem retiradas e são divididas em três horários de visitação: 11h, 14h e 17h. A distribuição é feita na entrada do Instituto Tomie Ohtake, das 10h às 18horas, ou até acabarem as senhas.

Tive que fazer meu selfie na Sala Mae West que reproduz uma instalação inspirada na atriz americana, criando a ilusão de “entrar” na obra. Aqui no meu caso virou um Selfie Mãe Fabi!

selfie Retrato de Mae

Por fim, para quem tiver curiosidade segue um vídeo mostrando o Livro no site da Amazon pelo preço de U$12.900 dólares!!

 Ass_BLOG-FABI

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment