Bandeira salva vidas

by fabi on 5 de janeiro de 2015

in Segurança, Viagem, Videos


Gravei um vídeo tentando mostrar para vocês como são as praias do Sul, escolhi a praia de Atlântida que fica entre Capão da Canoa e Xangrilá a aproximadamente 1hora e 40min de Porto Alegre. Clique aqui para ver o post com as dicas desta praia.

Entrevistei o tenente Iglesias e pedi que ele me explicasse como funciona o sistema de bandeiras das guaritas de salva-vidas que se encontram na beira do mar. Quando eu era criança as bandeiras eram nas cores branca (mar extremamente calmo), amarela (mar calmo), vermelha (mar agitado) e preta (mar perigoso). No entanto, há 10 anos foi adotada uma nova terminologia de cores para as bandeiras que seguem a mesma sistemática dos semáforos nas cores verde, amarelo e vermelho.

VERDE: “entre” mar próprio ao banho

AMARELO: “atenção” mar agitado

VERMELHO: “pare” mar perigoso

“Entre, atenção e pare” seriam analogias ao semáforo e uma forma mais simples de podermos seguir as normas de segurança que abrangem esta mesma linguagem a nível nacional aqui no Brasil. Nas praias do Rio Grande do Sul também se usa a bandeira AZUL para alertar pessoas sobre crianças perdidas na praia. Nas praias do Uruguay e da Argentina usa-se o método dos veranistas baterem palmas na beira da praia para alertar que uma criança foi perdida/achada.

AZUL: “pessoa” perdida

Meu marido este ano estava correndo na praia e viu uma criança correndo de forma veloz e desesperada, viu que não havia nenhum adulto por perto e ficou preocupado parando a criança para ver o que estava acontecendo. Surpreso ele viu que a menina estava desesperada em lágrimas e em completo estado de choque. Imediatamente meu marido ofereceu ajuda e encaminhou a menina aos salvas-vidas mais próximos que ativaram a bandeira azul e tomaram o devidos cuidados para que os pais da menina fossem achados.

O Rosa&Blue agradece a equipe de salva-vidas de Xangrilá que prontamente respondeu nossas dúvidas e desejamos uma ótima temporada para os veranistas e para a equipe de salva-vidas que atende todo o litoral! Lembre-se mar exige cautela!

Ass_BLOG-FABI

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

{ 1 comment… read it below or add one }

Marília 05/01/2015 às 22:29

Muito bom o vídeo!!!! Super importante, ilustrativo! Estás de parabéns como entrevistadora! Bjs

Responder

Leave a Comment