Doença renal em cães

by fabi on 21 de agosto de 2015

in Bichos

Post image for Doença renal em cães

Tenho um filhote da raça Australian Cattle Dog (Bruce) que foi diagnosticado com uma doença renal recentemente. Fiquei super chateada pois é o segundo cão que tenho que possui o mesmo problema. Já tivemos um Golden Retriever que morreu com 3 anos de um problema renal semelhante. O problema foi descoberto a partir de suspeitas que nos levaram a fazer uma série de exames e consultas, ele bebe muita água e faz muito xixi, além disso ele teve dificuldade em se recuperar da cirurgia de castração. Os exames de sangue, ultrassom, visitas aos veterinários especialistas tudo indicou que o problema renal é congênito, tudo indica que nosso cão nasceu com este problema! Esse problema é super raro nesta raça que é conhecida por sua longevidade!!

Atualmente o Bruce está sendo atendido pelo pessoal da equipe de nefro veterinária da USP e eu vou explicar de forma simples e leiga o que eu venho assimilando deste quadro todo. Me explicaram que a doença renal em cães tem 4 estágios enquanto que nos humanos a doença renal tem 5 estágios (sendo o último estágio quando o rim não funciona mais e só podemos tomar água quando fizermos diálise). No entanto, pelo que entendi, nos animais eles não chegam a reter líquidos como nos humanos, mesmo no último estágio 4 pois o rim continua (de certa forma) trabalhando, eles bebem muita água e urinam muito. No entanto, eles perdem muito peso. E é para isso que devo estar preparada também quando meu cão começar a apresentar problemas mais sérios nos rins pois ele vai ficar muito fraco!

O veterinário me explicou que meu cão foi do grau 1 ao 4 após a cirurgia de castração devido ao problema dele de rim que ainda não havia se manifestado de maneira mais aguda, mas que por ser um cão jovem e forte conseguiu se recuperar e voltar “por assim dizer” ao grau 1 e isso é muito bom (vendo pelo lado POSITIVO). Agora preciso fazer um acompanhamento de perto nos próximos meses e ficar atenta a qualquer alteração nos exames de sangue. Ele é um cão que irá crescer um pouco menos, a raça Australian Cattle Dog é de médio porte mas é bem robusta e musculosa mas meu cachorro será mais enxuto.

No momento ele está com 5 meses e devo ter muito cuidado em manter ele bem hidratado com ÁGUA apenas! Segundo o veterinário, para verificarmos se o cão está bem hidratado devemos puxar a pele dele para cima, se a pele voltar rapidamente para o lugar, isso indica que o cão está bem, caso a pele demore para voltar ao normal, isso indica desidratação. Passar a mão na gengiva do animal e sentir ela escorregadia também indica que o cão está bem hidratado, a gengiva pegajosa indica desidratação!! Também devo estar atenta caso o cão apresente diarréia e vômitos e entrar em contato imediatamente! Vamos ver como o Bruce vai, é difícil falar da expectativa de vida dele, se vai ser 2, 3, 4 ou 6 anos? Ele não pode tomar nenhum tipo de medicação, também temos que torcer que ele não tenha nenhum outro tipo de doença neste meio tempo pois ele não resistiria a nenhum tipo de medicação!

Ele é um cão com a imunidade um pouco mais baixa e volta e meia me dá alguns sustos com vômitos que insistem em acontecer à 5:00 hrs da manhã, confesso que não entendo muito isso, mas estamos acompanhando. Eles acontecem ocasionalmente e são sempre no mesmo horário? Enfim, vamos vendo como isso evolui. Semana que vem temos consulta no veterinário que faz a parte de nutrição e dou um update aqui no blog!

Ass_BLOG-FABI

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

{ 4 comments… read them below or add one }

priscila 21/08/2015 às 16:25

que dó =/ ele não pode fazer fluidoterapia? tive um gatinho com insuficiência renal e cuidei dele por 3 anos após descobrir a doença fazendo soro nas costas a cada 1 dia e meio/2, isso manteve o rim dele bem e segurou no mesmo estágio por longo prazo. Ele acabou morrendo por outro motivo, mas o rim ainda estava bem. Não sei como é pra cachorro ou qual o problema específico do seu nos rins, mas em gatos isso ajuda muito =D melhoras para o seu filhotinho ^_^

Responder

fabi 27/08/2015 às 0:21

Oi Priscila, pois ele ainda está ok, vamos ver se será necessário com o passar do tempo. Muito obrigada pela dica e por dividir com a gente! Bjsss Fabi!

Responder

Marcia 13/05/2017 às 9:09

Ontem fui levar minha bb yorkshire para castrar , mas foi feito um exame de sangue antes , e descobri q ela tem problemas nos rins !
Estou péssima, não sei como lidar com a situação, pois ela só tem 980g com 8 meses , o médico passou inalapril manipulado , ômega 3 e um omeopata, mas confesso q não confio em nd omeopata , e ração renal !
E me disse q não pode ser castrada !

Responder

Marcia 13/05/2017 às 9:10

E td muito caro , só ontem gastei 900,00 e não tenho mais da onde tirar dinheiro!!!

Responder

Leave a Comment

{ 1 trackback }