Cachorro no calor

O que é hipertermia? É o aumento excessivo da temperatura corporal do cachorro que pode levar à morte! Devemos ter muito cuidado com o calor excessivo do verão pois isso pode MATAR nossos CÃES!

CAUSAS da Hipertermia:

As principais causas são exposição a altas temperaturas, excesso de sol em dias muito quentes, excesso de exercício físico e obesidade. Devemos cuidar muito a maneira como os cães são transportados, seja para a petshop, para hotéis ou até mesmo em nossos carros. NUNCA deixe seu cão sozinho no carro nem por 30s!

COMO REMEDIAR:

Coloque seu cãozinho mum local fresco e arejado, local com sombra, ar condicionado ou ventilador. Use toalhas molhadas e deite seu cão em cima, borrife água nele para resfriá-lo, Tudo deve ser feito de maneira gradual, é importante não ocasionar um choque térmico neles. Vc pode também fazer compressas com água fria. Tente acalmar seu cão com carinho, não dê comida, vc pode oferecer pequenos goles de água e LIGUE IMEDIATAMENTE PARA O VETERINÁRIO! 

SINTOMAS da Hipertermia:

Observamos que o cão fica MUITO ofegante, pode apresentar língua e gengiva roxa, cachorro fica fraco e sem energia, pode caminhar cambaleante, saliva em excesso, confusão mental, olhar vidrado., vômito e diarréia e pode apresentar convulsão. 

O cão ficará muito prostrado e pode ter uma parada cardíaca e perda de consciência que pode levar ao óbito.

A temperatura normal do cão fica entre 38C mas um cão super aquecido pode chegar a 42-43C te temperatura e o corpo passa a não funcionar bem e o oxigênio começa a ficar escasso. O cão tem dificuldade em trocar temperatura, diferentemente de nós humanos os cães não ficam SUADOS! Eles perdem calor pela língua e pelos coxins das patinhas. Por isso o cheirinho de chulé!

A grossa camada de pelo do Golden serve como um isolante térmico, ajudando o cão a não ficar super aquecido. Portando nunca faça tosa em cães com pelo e subpelo porque isso pode ser prejudicial.